GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Modalidade: Licenciatura.

• Duração: 8 semestres (4 anos)

Situação Legal do Curso:

– Autorizado pela Portaria MEC nº 323, de 30/01/2006, publicada no DOU de 31/01/2006.

– Reconhecido pela Portaria MEC nº 289, de 22/07/2001, publicada no DOU de 25/07/2011.

– Última Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 914 de 27/12/2018, publicada no DOU de 28/12/2018.

Conceitos do Curso:

– Conceito de Curso – CC: 04 Avaliação in loco pelo MEC

– ENADE – 03

– CPC – 03

Núcleo Docente Estruturante – NDE
 Equipe de docentes do Curso “com atribuições acadêmicas de acompanhamento atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. São membros do NDE de Administração:

  • Professora Karla Maria Pereira Baraúna – Mestre – Coordenadora Adjunta do Curso
  • Professora Maria Helena Ferreira Pires da Costa Carvalho – Especialista – Coordenadora do Curso e Presidente do NDE

  • Danylo José Simões Costa – Mestre
  • Professor Hilton Martins e Silva- Mestre
CARACTERÍSTICAS DO CURSO

1) O que é ser um Licenciado em Educação Física? 

É atuar na educação do ser humano, concorrendo para seu desenvolvimento integral mediante o processo de ensino-aprendizagem de várias formas de manifestação cultural, historicamente construídas, expressas na forma de danças, jogos, lutas, ginástica e esportes. Este profissional atua como professor em: 1. Instituições públicas e privadas de Educação Básica em seus três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; 2. Educação Profissional e de Jovens e Adultos; 3. Institutos de Educação Especial; 4. Órgãos Públicos de Educação em níveis

2) Quais as características para ser um bom professor de Educação Física?

– Ser crítico, participativo, estudioso;
– Capacidade de liderança e determinação;
– Sociabilidade e espírito solidário. 
  
3) Mercado de trabalho e campo de atuação

– Estabelecimentos de ensino e de educação formal, em todos os níveis.
– Poderá atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física para uma clientela de alunos formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto às insituições de educação básica de gestão pública e privada.
– Realizar consultoria atuando junto a órgãos públicos e empresas privadas para organização e implantação de programas de educação física para funcionários.
– Elaborar, emplementar e coordenar programas educativos em projetos operacionalizados em parques, hospitais entre outros.}

 4) Estrutura física

É adequada à satisfação e necessidades dos alunos do Curso, contendo: salas climatizadas, biblioteca, Centro de Convenções com amplo Auditório para palestras, Cursos, Seminários e espaços próprios para exposições e outros eventos do Curso; laboratórios de informática. A infraestrutura específica do Curso dispõe de de um Ginásio Poliesportivo para Práticas Pedagógicas, aulas de basquetebol, handbol, futsal, voleibol, sala de ginástica e de dança, Laboratórios de Anatomia Humana e de Cineantropometria. Além disso, o CEAP conta com um posto bancário, ampla área de convivência e área livre para estacionamento, quadra poliesportiva, entre outros espaços para lazer, esporte e cultura.

MATRIZ CURRICULAR

• DISCIPLINA
EDF1.01
– INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA

EDF1.02 – ENSINO DO ATLETISMO

EDF1.03 – ENSINO DO HANDEBOL

EDF1.07 – TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA I

EDF1.08 – ANATOMIA HUMANA I

EDF3.07 – TÉCNICAS E PRÁTICAS DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

C.H.
40

80

80

80

40

80

CRÉDT.
      2

      4

      4

      4

      2

     4

• DISCIPLINA
EDF1.04
– ENSINO DO FUTSAL

EDF2.02 – ENSINO DO BASQUETEBOL

EDF2.07 – ANATOMIA HUMANA II

EDF2.08 – TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA II

EDF3.05 – ATIVIDADES FÍSICO-ESPORTIVAS E ATEND. DE EMERG.

EDF6.06 – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

EDF8.03 – FUNDAMENTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

C.H.
80

80

80

40

40

80

40

CRÉDT.
      4

      4

      4

      2

      2

      4

      2

• DISCIPLINA
AEDF2.03 – TEORIA E ENSINO DO JOGO

EDF3.01 – ENSINO DA NATAÇÃO

EDF3.03 – ENSINO DO FOLCLORE

EDF3.06 – FISIOLOGIA DAS ATIVIDADES FÍSICO-ESPORTIVAS I

EDF4.01 – ENSINO DA DANÇA

EDF4.05 – PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO

EDF4.06 – DIDÁTICA

C.H.
80

80

80

40

80

40

80

CRÉDT.
      4

      4

      4

      2

      4

     2

     4

• DISCIPLINA
EDF3.04 – ENSINO DA CAPOEIRA

EDF4.02 – ENSINO DO VOLEIBOL

EDF4.04 – FISIOLOGIA DAS ATIVIDADES FÍSICO-ESPORTIVAS II

EDF5.02 – CINEANTROPOMETRIA

EDF5.04 – FUNDAMENTOS PSICOSSOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

EDF5.06 – INTRODUÇÃO À SAÚDE COLETIVA

EDF5.08 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ED. FÍSICA ESCOLAR I

EDF6.02 – METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

EDFX.20 – DISCIPLINA ELETIVA I

C.H.
40

80

40

40

40

40

100

80

80

CRÉDT.
      2

      4

      2

      2

      2

      2

      0

     4

     4

 

• DISCIPLINA
EDF4.03
– TEORIA DO ESPORTE

EDF4.07 – ESTATÍSTICA

EDF5.03 – BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO COND. FÍSICO

EDF5.05 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA

EDF5.07 – AVALIAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM

EDF6.03 – CONHECIMENTO E ORG. CURRICULAR EM ED. FÍSICA

EDF6.05 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ED. FÍSICA ESCOLAR II

EDF7.05 – TRABALHO DE CURSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA I

EDFX.21 – DISCIPLINA ELETIVA II

C.H.
40

40

40

80

40

40

180

80

40

CRÉDT.
      2

      2

      2

      4

      2

      2

      0

     4

     2

 

• DISCIPLINA
DSC2.09
– ATIVIDADES COMPLEMENTARES

EDF6.01 – ATIVIDADES FÍSICAS, MEIO AMBIENTE, E PROM. DA SAÚDE

EDF6.04 – DINÂMICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDF6.08 – CULT.AFRICANA, AFRO-BRAS. E REL. ETNICORRACIAIS

EDF7.01 – ORG. E GESTÃO DE EVENTOS ESCOLARES EM ED. FÍSICA

EDF7.02 – ÉTICA PROFISSIONAL, DIREITOS HUMANOS, E CIDADANIA

EDF7.04 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ED. FÍSICA ESCOLAR III

EDF7.06 – LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS

EDF8.02 – EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

EDF8.05 – TRABALHO DE CURSO EM EDUCAÇÃO FÍSICA II

C.H.
240

80

40

40

80

40

120

80

80

60

CRÉDT.
      0

      4

      2

      2

      4

      2

      0

     4

     4

      3

 
PROFESSORES

HELAINE QUARESMA DOS SANTOS

KARLA MARIA PEREIRA BARAUNA
cOORDENADORA ADJUNTA DO CURSO

Jonathan Castro Amanajás

HILTON MARTINS E SILVA

MARCIA CRISTIANE DA SILVA GALINDO

Cirilo Simões Filho

DANYLO JOSÉ SIMÕES COSTA

INARA CASTELO DOS SANTOS SILVA

JARI KARDEC PEREIRA OLIVEIRA

MARIA HELENA CARVALHO
COORDENADORA DO CURSO