GRADUAÇÃO EM DIREITO – Modalidade: Bacharelado.
  • Duração:10 semestres (5 anos)
Situação Legal do Curso – Autorizado pelo Decreto MEC s/n, de 03/01/1992, publicado no DOU de 06/01/1992. – Reconhecimento: Portaria MEC nº Portaria 2.283, de 22/12/1997, publicada no DOU de 23/12/1997. – Última Renovação de Reconhecimento – Portaria MEC nº Portaria 203, de 25/06/2020, publicada no DOU de 07/07/2020   Conceitos do Curso: – CC: Avaliação in loco pelo MEC – 04 (2014) – ENADE – 03 (2018) – CPC – 03 (2018) Núcleo Docente Estruturante – NDE Equipe de docentes do Curso “com atribuições acadêmicas de acompanhamento atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. São membros do NDE de Direito: – Professora Aline Isadora Cantuária – Mestre – Coordenadora do Curso e Presidente do NDE, em exercício. – Professora Camila Rodrigues Ilário – Mestre – Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ e do CEJUSC/CEAP – Professora Mariana de Assis Abreu – Mestre – Coordenadora-Adjunta do Curso em exercício. – Professor Joselito Santos Abrantes – Doutor – Professor Carmo Antônio de Souza – Doutor – Professor Paulo Sérgio de Abreu Mendes – Mestre
CARACTERÍSTICAS DO CURSO

1) O que é ser um bacharel em Direito?

O bacharel em Direito exerce um papel fundamental na sociedade, pois conta com uma formação humanística e técnico jurídica para atender as demandas sociais, detectando dificuldades, buscando soluções e mecanismos de composição, capazes de solucionar conflitos.

2) Quais as competências necessárias para a formação do bacharel em Direito?

O profissional formado em Direito, para exercer bem as tarefas que lhe competem, deve ter desenvolvidas as competências e habilidades: – ter senso crítico, boa memória e argumentação; – ser capaz de reflexão, análise, negociação e convencimento; – demonstrar gosto pela leitura e pesquisa, pelo debate e estudos; – ter habilidade para mediar conflitos e associar ideias; – demonstrar autocontrole, autoconfiança, discrição e iniciativa; – ser capaz de pensar e agir sob pressão; – demonstrar capacidade para investigar e interesse por temas da atualidade; – Ser comunicativo e dominar o português formal.

3) Mercado de trabalho

O aluno formado em Direito possui diversas oportunidades profissionais na esfera pública, privada ou ainda com o profissional autônomo e professor. Vejamos, a seguir, algumas funções exercidas por bacharéis em Direito:  – ADVOGADO: Representa cidadãos quando seus interesses estão em jogo, ou quando as leis não estão sendo cumpridas da forma como deveriam. É o advogado quem possui habilitação para postular junto aos órgãos do Poder Judiciário. O exercício da função é privativa dos aprovados e inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). – PROCURADORES: São os advogados aprovados em concurso público, que defendem os interesses da União, Estados, Municípios e suas autarquias. O advogado do Município é denominado Procurador do Município. O advogado do Estado é denominado Procurador Estadual. No caso da União, são denominados Advogados da União. – DEFENSOR PÚBLICO: São os advogados aprovados em concurso público e contratados pelos Estados para prestar assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos considerados pela Lei como necessitados. – JUIZ: São os integrantes do Poder Judiciário e exercem a função jurisdicional do Estado, julgando as controvérsias jurídicas que lhe são submetidas. Para poder exercer tal atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público. – PROMOTOR DE JUSTIÇA: É, por excelência, representante da sociedade e fiscal da lei e exercendo a função nas comarcas, por intermédio de Promotores de Justiça e, nos Tribunais, por Procuradores. Para que se possa exercer essa atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público. – DELEGADO DE POLÍCIA: O delegado de polícia cabe, basicamente, presidir inquéritos e investigações policiais, com o objetivo de descobrir fato tido como ilícito penal, em todas as suas circunstâncias, bem como seu autor, prestando, em sua atuação, relevante auxílio ao Poder Judiciário. Prepara inquéritos, chefia investigações etc. Para poder exercer essa atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público. – OUTRAS CARREIRAS: São também funções da carreira jurídica a de diplomata e de auxiliares da justiça: (escrivão e oficial de justiça, assessor parlamentar, professor, entre outras).

4) Estrutura física do Curso de Direito do CEAP

A estrutura física disponibilizada pelo CEAP para o Curso de Direito é adequada à satisfação e necessidades dos alunos do Curso, contendo: salas climatizadas, biblioteca, Centro de Convenções com amplo Auditório para palestras, Cursos, Seminários e espaços próprios para exposições e outros eventos do Curso; laboratórios de informática. O Curso se Direito do CEAP conta com um Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, responsável pela supervisão de estágios, onde o acadêmico realiza trabalhos voluntários e sociais de atendimento a pessoas carentes através do Serviço de Atendimentos Jurídicos. Além disso, o CEAP conta com ampla área de convivência e área livre para estacionamento, quadra poliesportiva, entre outros espaços para lazer, esporte e cultura.
PROFESSORES

ADRIANO RONAI DOS ANJOS FERREIRA

curriculum

Guajarina do Socorro Carmo de Sousa Camarão

curriculum

JOSELITO SANTOS ABRANTES

curriculum

MAURICIO CARLOS COSTA CORREA

curriculum

Renato de Moraes Nery

curriculum

ALBERTO BARRETO GOERCH

curriculum

ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES

curriculum

KARLA CRISTINA ANDRADE FERREIRA

curriculum

MAYARA RAYSSA DA SILVA ROLIM

curriculum

ROSANA CLÁUDIA A. C. DE MOURA MENDES

curriculum

CAMILA RODRIGUES ILÁRIO
COORDENADORA DO CURSO

curriculum

INARA CASTELO DOS SANTOS SILVA

curriculum

MARCOS DOS SANTOS MARINHO

curriculum

NAZIR RACHID FILHO

curriculum

ROSIENE DE OLIVEIRA FURTADO DE SOUZA

curriculum

CARMO ANTONIO DE SOUZA

curriculum

IVALDO RAIMUNDO DO NASCIMENTO DANTAS

curriculum

MARIANA MARGUTTI CONTRERAS

curriculum

PAULO SÉRGIO ABREU MENDES

curriculum

SÉRGIO GROTT

curriculum
SETOR PSICOPEDAGÓGICO
Quem somos? O Setor Psicopedagógico está ligado à Coordenação Pedagógica, e é composto por   técnicos da Pedagogia, Psicóloga e Psicopedagogia com formação e atuação reconhecida em questões didáticas, psicopedagógicas e emocionais.
  • Desenvolve ações psicopedagógicas e de acolhimento da demanda da comunidade acadêmica (docentes, discentes e colaboradores) visando à promoção de saúde mental e atividades que favoreçam o aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais na instituição.
  • Participa da Coordenação de Programas de Tutoria do CEAP e desenvolve ações e projetos de cunho educativo e didático-pedagógico que contemplam discentes e docentes em suas atividades acadêmicas.
  • Realiza acompanhamento de discentes do Atendimento Especial, em parceria com a Coordenação Pedagógica.
  • Desenvolve pesquisas locais e participa de pesquisas multicêntricas em parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES) com foco em temas autorregulação da aprendizagem, saúde, qualidade de vida e bem-estar biopsicossocial no contexto da vida acadêmica.
Como fazer o agendamento de atendimento no Setor? Há dois caminhos: 1º Via Coordenação Pedagógica:
  • Acadêmico: De forma presencial, solicitar atendimento na Coordenação pedagógica do Ceap.
  • Docente: Por meio de requerimento encaminhar acadêmicos para atendimento. Se o atendimento for para o docente agendar via Coordenação pedagógica.
2º Via link:
  • De forma online você pode solicitar atendimento através do link e verificar a disponibilidade de agendamento através do e-mail nnnnnnn@nnnn, com prazo de 24 horas para retorno.
Como ocorre o atendimento? Atendimento presencial de acordo com agendamento. Como agendar? PRESENCIAL: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA  > TRIAGEM INICIAL AGENDAMENTO COM O SETOR > ATENDIMENTO PRESENCIAL ONLINE: SITE DO CEAP SETOR PSICOPEDAGÓGICO > LINK DE AGENDAMENTO 24 HORAS PARA RESPOSTA NO EMAIL > ATENDIMENTO PRESENCIAL
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