Mantenedor

ÉDSon raymundo pinheiro de souza franco
Presidente do conselho mantenedor - AAEC

“A questão da excelência” 
Dr. Édson Franco – Educador e Jornalista.

A nossa Vice-Diretora, Professora Maria Ângela, tentou-me a escrever no “site” do CEAP, onde existe um espaço destinado a reflexões, algumas linhas na medida da minhas disponibilidades e sem uma obrigação de calendário.

Uma das coisas que me inquieta são os enunciados da missão das instituições que conhecemos ou em anúncios que surgem de vez em quando. Fico pensando na expressão “amor”, que aparece em alguns “out-door” da Domestilar. Essa expressão é gostosa de se ler e me aparece com uma propriedade incrível, mostrando u’a mãe com o filho ao colo.

Outra coisa que sempre leio com alguma preocupação, nesses enunciados, é a palavra “excelência”, disposta na missão do CEAP: “educar com excelência”. 

Em primeiro lugar vejo que aparece o verbo educar, de maior amplitude do que o verbo ensinar. Educar é muito mais amplo, mais robusto, mais abrangente, mais humano. Ensinar pode ser entendido como menor que educar, pois educar deve atingir a essência da pessoa que aprende. Ensinar é fazer conhecer. Educar é transformar, é humanizar. 

A minha inquietude torna-se maior quando se procura qualificar a missão de educar. É educar, diz o enunciado, com excelência. Este fato me levou a tentar aprender como se pode buscar a excelência. Como fazer isso. 

Acabei por encontrar de Daniel Pink uma lição de excelência, mediante o percurso de cinco passos básicos para conseguir essa miríade chamada excelência. Li-os e os reli e acabei me convencendo da lição de Daniel, um guru do mercado de trabalho moderno, ele que foi redator da maioria dos discursos de Al Gore.

O primeiro passo para alcançar a excelência é o de se preocupar com um melhorar sempre, uma eterna busca do melhor, uma insatisfação permanente para tentar alcançar a excelência. Não poderemos continuar os mesmos. Não poderemos nos contentar com a mesmice. Para isto, alcançar metas nos impõe em buscar novas metas, estabelecer novas conquistas sobre conquistas alcançadas.

O segundo passo é repetir, repetir e repetir para melhorar a cada passo. Daniel diz: “os craques do basquete não fazem dez lances livres ao final do treino. Fazem quinhentos”. É isto. Uma boa aula somente é superada por uma melhor aula.

O terceiro passo é o de buscar as críticas dos outros para conseguir melhorar. Esse é um dos caminhos para buscar a excelência. Ouvir os outros.

Concentre-se nos pontos em que precisa de ajuda, é o quarto passo para a excelência. Os que melhoram são os que investem em suas fraquezas.   

Finalmente, a busca da excelência nos faz sentir um certo esgotamento mental e até físico. É quando se está perto de alcançar a excelência, essa busca permanente pelo melhor.

Diretoria Geral

 

 

José Cláudio da Silva
Diretor Geral DO CEAP

diretor@ceap.br 

PALAVRA DO DIRETOR

A qualificação profissional nos dias atuais ainda se revela como um diferencial de fundamental importância no momento de buscar uma oportunidade de trabalho e, quando falamos de qualificação, falamos em habilidades e competências. E esses atributos deverão ser próprios daquele profissional que saberá o que fazer em seu ambiente de trabalho, ou seja, deve chegar pronto e preparado para atuar diretamente na função e dar resultados.
O CEAP desponta no Estado do Amapá, como a melhor escolha para desenvolver essas condições, que são de suma importância para a formação técnica/acadêmica do futuro profissional e na qualificação daqueles que precisam iniciar-se no ensino superior ou até mesmo buscar novos conhecimentos para atender as demandas cada vez mais crescentes na sociedade contemporânea.
Posso afirmar que o CEAP assumiu o compromisso de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem com responsabilidade, dentro de um clima de cooperação e interação entre alunos, professores, funcionários, desenvolvendo um clima de amizade e respeito, proporcionando aos seus acadêmicos o melhor ambiente para a ajuda mútua e melhor desenvolver seus conhecimentos.
Sinto-me orgulhoso de ser egresso do Curso de Direito do CEAP, mais ainda por ter sido convidado a fazer parte de seu corpo de gestão. Inicialmente, como Assessor Jurídico e, após algum tempo, como Diretor Geral, função essa que requer muita responsabilidade, dedicação e constante busca de conhecimento para exercer as atribuições e cumprir as exigências de tão relevante missão.
Nesse momento, temos a satisfação de apresentar o novo site do CEAP. Um projeto que, como todos os outros desenvolvidos por esta inovadora Instituição de Ensino foi pensado para proporcionar a toda a Comunidade Acadêmica o que há de mais moderno em infraestrutura e tecnologia. Essa ferramenta, aliada ao trabalho dos nossos colaboradores, reforça a continuidade ao nosso foco principal: a QUALIDADE.
Portanto, é com muita emoção que finalizo esta palavra, dedicada à família CEAPEANA e, principalmente a você, nosso aluno, egresso, visitante e futuro acadêmico.
Fraternal abraço e sejam todos bem-vindos ao nosso SITE!

José Cláudio da Silva
Diretor Geral do CEAP

 

Maria angela paes leme Nogueira
Vice - diretora

angela19@ceap.br 

[/team_member]

Guajarina do Socorro Carmo de Sousa Camarão
Assessora da Direção e Docente nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito

pos@ceap.br 

 

coordenação dos cursos

LUANA SIBELI MIRA BARBOSA
COORDENADORA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, ARQUITETURA E URBANISMO E COORDENADORA AJUNTA DE DESIGN

arquitetura@ceap.br

MARIA HELENA FERREIRA CARVALHO
COORDENADORA DO CURSO de EDucação FíSICA

edfisica@ceap.br

MONICA PERNAMBUCO COSTA
COORDENADORA DO CURSO DE DESIGN E COORDENADORA ADJUNTA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

design@ceap.br

MARLUCILENA SILVA
COORDENADORA DO CURSO de enfermagem

marlucilena.silva@ceap.br

CAMILA RODRIGUES ILÁRIO
COORDENADORA DO CURSO DE DIREITO e COORDENADORA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

camila.ilario@hotmail.com

CARLOS HENRIQUE DA SILVA NERY
coordenador do curso de Engenharia civil

engenharia@ceap.br

SALOMÃO DANTAS SOARES
COORDENADOR DO CURSO ciências contábeis

contabeis@ceap.br

 

Baixar Resident Evil Village PC