PÁGINA INICIAL | EDUCAÇÃO FÍSICA


Curso: GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 
Modalidade: Licenciatura 
Duração: 6 semestres (3 anos)

Situação Legal do Curso

- Autorizado em 31 de janeiro de 2006.
- Reconhecido em 22 de julho de 2011.

Conceitos do Curso:

- CC: Avaliação in loco pelo MEC - nota 04.
- ENADE - nota 03.
- CPC - nota 03. 

Núcleo Docente Estruturante – NDE
 
Equipe de docentes do Curso “com atribuições acadêmicas de acompanhamento atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. São membros do NDE de Administração:

- Professor  Paulo José dos Santos Morais – Mestre – Coordenador do Curso e Presidente do NDE
- Professor Gilberto Santiago Ferreira - Mestre
- Professor Hilton Martins e Silva- Mestre
- Professor Juracy Corrêa Castro- Mestre
- Professora Maria Helena Ferreire Pires da Costa – Especialista

1) O que é ser um Licenciado em Educação Física? 

É atuar na educação do ser humano, concorrendo para seu desenvolvimento integral mediante o processo de ensino-aprendizagem de várias formas de manifestação cultural, historicamente construídas, expressas na forma de danças, jogos, lutas, ginástica e esportes. Este profissional atua como professor em: 1. Instituições públicas e privadas de Educação Básica em seus três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; 2. Educação Profissional e de Jovens e Adultos; 3. Institutos de Educação Especial; 4. Órgãos Públicos de Educação em níveis Municipal, Estadual e Federal.

2) Quais as características para ser um bom professor de Educação Física?

- Ser crítico, participativo, estudioso;
- Capacidade de liderança e determinação;
- Sociabilidade e espírito solidário. 
  
3) Mercado de trabalho e campo de atuação

- Estabelecimentos de ensino e de educação formal, em todos os níveis.
- Poderá atuar em outros segmentos da sociedade com finalidades educativas de formação cultural e cidadã, de desempenhar atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física para uma clientela de alunos formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto às insituições de educação básica de gestão pública e privada.
- Realizar consultoria atuando junto a órgãos públicos e empresas privadas para organização e implantação de programas de educação física para funcionários.
- Elaborar, emplementar e coordenar programas educativos em projetos operacionalizados em parques, hospitais entre outros.}

 4) Estrutura física

É adequada à satisfação e necessidades dos alunos do Curso, contendo: salas climatizadas, biblioteca, Centro de Convenções com amplo Auditório para palestras, Cursos, Seminários e espaços próprios para exposições e outros eventos do Curso; laboratórios de informática. A infraestrutura específica do Curso dispõe de de um Ginásio Poliesportivo para Práticas Pedagógicas, aulas de basquetebol, handbol, futsal, voleibol, sala de ginástica e de dança, Laboratórios de Anatomia Humana e de Cineantropometria. Além disso, o CEAP conta com um posto bancário, ampla área de convivência e área livre para estacionamento, quadra poliesportiva, entre outros espaços para lazer, esporte e cultura.

 

Vestibular CEAP 2015.2