topo_ceap
 Seja Bem-Vindo(a)
Macapá-AP, Sábado, 19 de agosto de 2017
 HISTÓRICO - CEAP
CONHEÇA MELHOR O CEAP: UMA INSTITUIÇÃO PIONEIRA!

            O CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP, com sede e foro na cidade de Macapá, no Estado do Amapá, é um estabelecimento isolado particular de ensino superior, de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade, regido pela legislação federal vigente, pelo Estatuto da Associação Amapaense de Ensino e Cultura – AAEC, sua mantedora, e pelo seu Regimento.
É a primeira instituição particular do Estado, voltada para o ensino superior. Possui mais de dezesseis anos de experiência na superação de obstáculos administrativos, financeiros, tecnológicos, pedagógicos e de desenvolvimento humano.

Inspirado na SOCIOEDUCAÇÃO como identidade e na missão de “desenvolver e difundir a cultura amazônica para a solidariedade humana”, o CEAPiniciou suas atividades acadêmicas em 1992, na Avenida Nações Unidas, no bairro de Jesus de Nazaré, com a oferta dos Cursos de Direito e de Ciências Contábeis, atendendo aos anseios da sociedade amapaense que passava pelo processo de instalação do recém-criado Estado do Amapá (1988). Estruturavam-se os Poderes Constituídos, como Entidades Estaduais de sustentação às bases do novo Estado. À época da instalação do CEAP, a sociedade amapaense contava apenas com a Fundação Universidade Federal do Amapá, oferecendo cursos de Licenciaturas e Pedagogia, visando a qualificação de profissionais da educação.

 Acompanhando a evolução do processo de desenvolvimento do Estado, outros profissionais faziam-se necessários diante das perspectivas da sociedade amapaense, que precisava se capacitar para alterar o seu quadro sócio-econômico e poder viver a sua emancipação. Não era possível que o estudante amapaense tivesse que buscar, obrigatoriamente, outra Unidade Federada para realizar sua formação profissional.
Fazia-se, então, necessária a criação de cursos em nível superior, que possibilitassem a formação específica de profissionais, principalmente nas áreas de gestão e economia. Ao CEAP coube, mais uma vez, a responsabilidade social de atender à expectativa da comunidade amapaense. Implantou-se, dessa forma, em 1999, os Cursos de Ciências Econômicas e de Administração, com as habilitações Financeira, Mercadológica e Recursos Humanos.
Em 2002/2003, já com os cursos reconhecidos pelo MEC, novos objetivos foram propostos e alcançados: ampliação das vagas dos Cursos de Ciências Contábeis e de Direito, autorização para implantação do Curso de Secretariado Executivo Bilíngüe e de novas habilitações do Curso de Administração - Geral, Agronegócios, Ambiental, Empreendimentos Turísticos e Gestão Hoteleira.

Em 2006, com a autorização, pelo MEC, dos Cursos de Educação Física, Arquitetura e Urbanismo e Design, o CEAP inaugurou uma nova era, cujo objetivo maior é a implantação de cursos das diversas áreas do conhecimento, ampliando, assim, as oportunidades de pesquisa em aspectos que possam ir ao encontro das necessidades e expectativas de desenvolvimento do Estado do Amapá.

Visando ampliar a formação dos docentes da IES, bem como oportunizar a educação continuada para os egressos dos cursos de graduação, a partir de 1998 o CEAP passou a ofertar cursos de Pós-graduação “lato sensu”. Nessa perspectiva, foram oferecidos os cursos de Metodologia do Ensino Superior, Direito do Trabalho, Teoria Econômica e Sustentabilidade, Auditoria e Controladoria, Gestão Pública e Privada, Direito das Relações Sociais, Gestão de Recursos Humanos, dentre outros. Atualmente, diante das expectativas e necessidades do mercado, o Núcleo de Pós-graduação está oferecendo os cursos: Direito Processual, Gestão Empresarial e Estratégia de Comunicação e Mídia, com projetos condizentes com as mudanças econômicas, sociais e educacionais.
A concretização deste  projeto institucional só é possível porque  o CEAP conta, para o desenvolvimento de suas ações, com  o desempenho de alta qualidade dos profissionais que fazem parte de seus diversos segmentos: corpo docente, corpo técnico-pedagógico e técnico administrativo e equipes de apoio.

Em 1999, o CEAP passou a funcionar em prédio próprio, localizado na Rodovia Duque de Caxias, km 0, Bairro Alvorada, Macapá.  Hoje, disponibiliza, não só para sua comunidade acadêmica, mas para todos que buscam os mais diversos serviços prestados pela Instituição, uma bem montada estrutura física, ampla e adequada às características de sua clientela: salas de aula climatizadas; laboratório de informática, com equipamentos e programas condizentes com a prática desenvolvida; laboratórios específicos para desenvolvimento das atividades de Arquitetura, Design e Educação Física, biblioteca com acervo amplo e atual, com atendimento informatizado, acesso à internet, à Rede COMUT, a periódicos e jornais on-line; além dos variados recursos audiovisuais, tudo proporcionando o desenvolvimento da sua política de expansão do Ensino Superior.
Desde sua criação, o CEAP vem cumprindo o seu papel na sociedade amapaense, contribuindo para o processo de desenvolvimento/crescimento do Estado, cuidando da formação de profissionais graduados e especialistas,
somando vitórias e superando desafios rumo a um crescimento e maturidade que continuará garantindo a qualidade dos serviços prestados através de um processo de ensino-aprendizagem significativo e atualizado que permita tanto o aprofundamento da competência técnica exigida pela gestão eficaz, quanto a compreensão crítica dos limites da técnica, com base em critérios ético-valorativos.  

 

      

 

 Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP ®
 Rodovia Duca Serra, Via 17, nº 350, Alvorada
 Fone: (96) 3261-2133 - Email: ceap@ceap.br
© Copyright 2008 - CEAP - Todos os direitos reservados